top of page
Método de Rorschach

Ao lado do MMPI,                       o teste de Rorschach é um dos testes mais utilizados e reconhecidos no mundo todo. Excelente recurso para conhecer mais sobre nosso funcionamento psíquico, recursos disponíveis e pontos fracos para o enfrentamento das demandas da vida.

É um teste associativo, perceptivo e de performance/desempenho, uma vez que é feito a partir de manchas de tinta, material de estímulo ambíguo para o qual você será convidado a dizer o que poderia ser.

Assim, ao responder, você estará expressando de forma livre sua percepção do estímulo, apresentado seu mundo próprio de significados, simbolizações e sentimentos pessoais, que extrapolam as qualidades reais do estímulo, da mancha de tinta.

Nesse sentido os resultados do teste permitem que se analisem as condições intelectuais, afetivas e emocionais, controle geral de processos racionais e afetivos, adaptação e ajustamento social e controle da impulsividade.

Todo esse conhecimento e esse levantamento técnico serão usados por mim para de alguma maneira me colocar no seu lugar e imaginar, fazer o exercício de me colocar no seu lugar e tentar captar como você vê o mundo e lida com suas dificuldades e relações interpessoais. Ao me aproximar o máximo possível de quem é você terei mais ferramentas para que juntos possamos construir uma compreensão sobre  seus problemas e dessa maneira nos aproximarmos de novas possibilidades de lidar com os problemas.

bottom of page