top of page
Avaliação Psicológica

Independentemente da avaliação psicológica ser solicitada por um profissional ou ser uma opção de acompanhamento psicológico mais breve, ela é uma ferramenta que contribui para o autoconhecimento, compreensão dos seus pontos fortes e dos seus recursos disponíveis para lidar com os aspectos mais delicados de sua personalidade.

A avaliação psicológica é um recurso válido para quem nunca fez terapia e está interessado em se aproximar e conhecer um pouco mais sobre o trabalho psicológico, ou também para se conhecer melhor, levantar aspectos para serem trabalhados numa psicoterapia de longo prazo ou ainda para auxiliar no planejamento do tratamento em saúde mental juntamente com seu psiquiatra.

Como se trata de uma proposta mais breve, os encontros variam entre quatro e dez sessões, dependendo da necessidade do paciente ou do profissional solicitante. As sessões da avaliação têm duração de uma a duas horas, dependendo da natureza do encontro (anamnese, levantamento de perguntas/curiosidades que você tenha sobre si mesmo e que serão centrais na organização da avaliação, aplicação de testes, discussão dos resultados e encaminhamento). A forma como trabalho com avaliação psicológica está embasada na proposta da Avaliação Terapêutica de Stephen Finn. 

 

Ao final da avaliação é esperado que a gente se aproxime de uma nova compreensão a respeito de sua história de vida e de sua dinâmica de personalidade e dessa forma favoreça o surgimento de uma nova narrativa que poderá ser transformadora, mexendo na forma com que você se vê e como se relaciona.

Os principais testes com os quais eu trabalho são o Rorschach, 

 que é um teste de desempenho, pelo qual pode-se fazer um exame da dinâmica psíquica; e o MMPI-2-RF que fornece uma visão dimensional da personalidade. 

bottom of page